Ementa
1) Definição de novo produto, desenvolvimento de produto e gestão de desenvolvimento de produtos.
2) Visão geral do processo de desenvolvimento de produto. Definição e conceitos básicos de gerenciamento de projetos.
3) Apresentação de um modelo de referência para desenvolvimento de produto.
4) Planejamento estratégico de produtos. Gerenciamento da carteira de projetos e elaborar a Minuta do Projeto. Gestão de portfólio.
5) Planejamento do Projeto. Conteúdo sobre técnicas de planejamento do projeto e análise de viabilidade econômica.
6) Projeto informacional.
7) Projeto conceitual.
8) Projeto detalhado e preparação da produção.
Bibliografia Básica
- ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.A.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p. (**)
- DENIS, R.C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher., 2000.
- MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
- PAHL, G.; BEITZ, W.; FELDHUSEN, J.; GROTE, K. Projeto na engenharia. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.