Você como consumidor não aceita mais produtos com problemas ou serviços executados de maneira errada. Por isso, ao gerir processos produtivos, a preocupação com a qualidade e o atendimento é fundamental. Este é outro campo vasto de atuação do EP. Este profissional deve ser capaz de atuar no planejamento, garantia e controle da qualidade. Por planejamento entende-se a identificação de critérios, metas e instrumentos que permitam avaliar a qualidade do sistema produtivo. Garantia envolve os métodos e ferramentas que evitam erros e controle os mecanismos de inspeção. Por qualidade entende-se também programas de certificação e normalização, os quais dão visibilidade para a empresa, demonstrando a capacidade do sistema produtivo em atender aos requisitos. Os EP’s são fundamentais no projeto e elaboração destas normas.O EP atua nesta área lançando mão de modernas técnicas estatísticas, gerenciais e implantando sistemas de informação para executar estas tarefas.
Sub-Áreas
- Controle Estatístico da Qualidade
- Normalização e Certificação para a Qualidade
- Organização Metrológica da Qualidade
- Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos
- Qualidade em Serviços