A EP nasceu no chão-de-fábrica. O Ford Modelo T, por exemplo, ficou quase 20 anos em produção. A realidade atual é outra. Uma empresa que produz celulares desenvolve um novo produto a cada três meses e renova suas linhas a cada 6. O resultado é que um dos maiores desafios das organizações está em ser eficiente no desenvolvimento de novos produtos. Assim como na área produtiva, para se desenvolver um produto moderno depende-se do trabalho de centenas, e até milhares, de profissionais, engenheiros, técnicos de laboratório, especialistas em marketing, finanças, entre muitos outros. Mais ainda, depende de investimentos pesados. Estudar técnicas e ferrmentas que apóiem na gestão destes recursos, auxiliando no planejamento e controle dos projetos de desenvolvimento, é outra área do conhecimento da engenharia de produção.O EP que atua nesta área poderá fazê-lo como membro de uma equipe de desenvolvimento de produto, atuando como especialista na gestão ou também como especialista ou consultar apoiando programas de melhoria do processo de desenvolvimento de produtos.
Sub-Áreas
- Pesquisa de Mercado
- Planejamento do Produto
- Metodologia de Projeto do Produto
- Engenharia de Produto
- Marketing do Produto