A realização do Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade de síntese e integração do conhecimento obtido pelo aluno ao longo do curso. Como tal, deve versar sobre problema cuja solução requeira conhecimentos, habilidades e atitudes vinculadas à área de atuação do profissional de engenharia de produção; deve compreender etapas de descrição, análise e síntese do problema; deve fazer uso do método científico; deve ser documentado de forma a conter uma revisão do conhecimento existente e seguir os padrões de normalização técnica, nacionais e da instituição USP; deve conter uma contribuição prática, teórica, ou prática e teórica juntas.
O trabalho de conclusão de curso é realizado por meio de duas disciplinas: 1800082 Metodologia de Pesquisa e Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso e a disciplina 180083 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A inscrição na disciplina 180083 é realizada de maneira diferenciada, conforme calendário proposto na CoC e procedimento de inscrição definido pela CoC. Consulte este e outros procedimentos na menu à esquerda.
Essas disciplinas são de responsabilidade da CoC-EP (código 18000), que define e publica o calendário base para todos os professores, acompanha o processo de entrega e avaliação dos trabalhos e verifica o resultado final alcançado. Garante-se, assim, o caráter multidisciplinar ao TCC na medida que o aluno pode ser orientado por qualquer professor da unidade, não se limitando a orientadores do Departamento de Engenharia de Produção, confome previsto nas diretrizes da EESC-USP (EESC, 2014).
Os Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados e com nota acima de 7 são publicados na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP, Figura 11. O procedimento de envio e o cumprimento do calendário é coordenado pelo Departamento de Engenharia de Produção, que auxilia o coordenador, alunos e professores na montagem e preparações das bancas.
Figura 1 – Biblioteca digital de trabalhos acadêmicos (USP, 2015)
O aluno que comprovar a publicação e apresentação dos resultados de seu TCC em algum evento científico da área, realizada por ele próprio e em evento com avaliação seletiva, por pares, poderá solicitar dispensa de realização da banca de avaliação final. O aluno deve ser primeiro autor e deve haver coautoria com o professor orientador, tal que comprove que o artigo é fruto do esforço do Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deve submeter um pedido de dispensa à CoC-EP, com documentação que comprove as exigências citadas, conforme procedimento.
Além do idioma Português, são trabalhos no idioma Inglês e Espanhol, havendo também a possibilidade de realização de bancas por videoconferência para a participação de membros estrangeiros. Há mais de um caso de defesas internacionais de Trabalho de Conclusão de Curso, contribuindo, assim, para a internacionalização, conforme as diretrizes da EESC.
Há também a possibilidade de realização de TCCs com temas multidisciplinares em que o aluno é orientado por mais de um docente, especializados em áreas de conhecimento distintas, seguindo as diretrizes para estrutura curricular da EESC (EESC, 2014, p.14).