-
1. Enviar arquivo dos alunos
Responsável: SVPGr
Descrição: O serviço de pós-graduação deverá enviar à secretaria o arquivo específico com os dados, referentes aos alunos, do ano base.2. Baixar software
Responsável: Secretaria
Referência: http://coleta.capes.gov.br/downloadmozilla.html;
http://www.capes.gov.br/avaliacao/coleta-de-dados
Descrição: Caso a secretaria não tenha o software da coleta CAPES, será necessário acessar o site da CAPES e baixar o aplicativo. Algumas opções do sistema só poderão ser alteradas dentro do período de coleta de dados. Caso haja alguma dúvida sobre as informações a serem inseridas, será possível consultar o manual do aplicativo, encontrado no site da CAPES junto com o aplicativo.3. Alterar ano Base
3.1 Solicitar preenchimento do próximo ano
Responsável: Secretaria
Descrição: Para iniciar o preenchimento do próximo ano a secretaria deverá seguir os passos: “Menu principal” > “Utilitários” > “Iniciar preenchimento do próximo ano” > “Executar” > O aplicativo irá se conectar a CAPES para receber a autorização.3.2 Alterar ano base
Responsável: Secretaria
Descrição: Na caixa de diálogo “Ano base”, a secretaria deverá selecionar o ano de preenchimento.4. Importar dados de anos anteriores
Responsável: Secretaria
Descrição: Para facilitar o preenchimento de todos os dados da coleta CAPES a secretaria deverá importar dados, ou seja, o aplicativo poderá reutilizar algumas informações de relatório anteriores, sendo assim, deverá acessar: “Menu principal” > “Utilitários” > “Importação/exportação de dados” > Selecionado o ícone de “importar dados” > selecionar o arquivo específico > “Confirmar”.5. Gerar cópia de segurança
Responsável: Secretaria
Descrição: Por segurança, após qualquer modificação, a secretaria deverá gerar uma cópia de segurança, para isso será necessário acessar: “Menu Principal” > “Utilitários” > “Cópia de segurança” > clicar no ícone de “gerar cópia de segurança” > Selecionar a pasta destino da cópia de segurança > “selecionar”.6. Editar informações sobre o programa
6.1 Abrir a página de edição do programa
Responsável: Secretaria
Descrição: Para editar os dados básicos de identificação do programa, será necessário abrir a página de edição do programa: “Menu principal” > “Documentos” > “Programas” > “Executar” > Selecionar USP São Carlos > “Confirma”.6.2 Conferir informações sobre o programa
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá conferir em todas as abas (Dados do programa, endereço, áreas de concentração e financiadores) se as informações estão corretas. Caso necessário, deverão ser corrigidas.7. Editar informações sobre o curso
7.1 Abrir a página de edição dos cursos
Responsável: Secretaria
Descrição: Para editar as informações ou requisitos gerais dos cursos da pós-graduação de engenharia de produção, será necessário abrir a página de edição dos cursos: “Menu principal” > “Documentos” > “Cursos”.7.2 Conferir informações sobre os cursos
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá conferir em todas as abas (Dados básicos, áreas de concentração e áreas afins) se as informações estão corretas. Caso necessário, deverão ser corrigidas.8. Cadastrar docentes, discentes e participantes externos.
8.1 Abrir a página de edição de cadastros
Responsável: Secretaria
Descrição: Para cadastrar docentes, discentes ou participantes externos do programa será necessário abrir a página de cadastro: “Menu principal” > “Documentos” > “Cadastros” > Selecionar se deseja fazer cadastro de docente, discente ou participante externo.8.2 Cadastrar membros
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá preencher ou atualizar as informações do docente, discente ou participante externo em sua respectiva janela.9. Conferir fluxo discente
Responsável: Secretaria
Descrição: Após inserir todos os membros no aplicativo, a secretaria deverá utilizar a seguinte ferramenta para confirmar se as informações foram inseridas corretamente: “Menu principal” > “Documentos” > “Fluxo discente” > Ao selecionar esta opção o aplicativo apresentará a seguinte mensagem “consistente” quando está correto ou “inconsistente” em caso de haver alguma informação errada.10. Aproveitar currículo Lattes
Responsável: Secretaria
Descrição: Para aproveitar as informações, dos docentes do programa, da base de dados de currículo Lattes do CNPq, será necessário acessar: “Menu principal” > “Utilitários” > “Aproveita Currículo Lattes” > clicar no ícone referente a “aproveitar currículo” > “Executar” > o sistema irá buscar, entre os docentes cadastrados na coleta, os possíveis currículos que poderão ser aproveitados > Selecione o docente e confirme a operação > Será informado um resumo de pendências de aproveitamento de currículo > clicar em “continuar” para selecionar mais alguns docentes ou em “pendências” para resolver as pendências apresentadas anteriormente.11. Editar informações sobre as linhas de pesquisa
11.1 Abrir a página de edição das linhas de pesquisa
Responsável: Secretaria
Descrição: Para editar as linhas de pesquisa do curso de pós-graduação de engenharia de produção da USP, será necessário abrir a página de edição: “Menu principal” > “Documentos” > “Linhas de pesquisa”.11.2 Conferir e editar informações
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá conferir se todas as linhas de pesquisa estão inseridas e se suas informações estão corretas. Caso necessário, deverão ser corrigidas.12. Editar informações sobre os projetos
12.1 Abrir a página de edição dos projetos
Responsável: Secretaria
Descrição: Para registrar, visualizar ou alterar as informações sobre os projetos de pesquisa do programa de pós-graduação de Engenharia de Produção da EESC – USP será necessário abrir sua página de edição: “Menu principal” > “Documentos” > “Projetos”.12.2 Conferir informações sobre os projetos
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá conferir se todos os projetos estão inseridos e se suas informações estão corretas. Caso necessário, deverão ser corrigidas.13. Editar informações sobre as disciplinas e turmas
13.1 Abrir a página de edição das disciplinas ou turmas
Responsável: Secretaria
Descrição: Para editar, consultar ou alterar as disciplinas ou turmas que compõem os cursos de pós-graduação de engenharia de produção da USP, será necessário abrir a página de edição: “Menu principal” > “Documentos” > Selecionar “disciplinas” ou “Turmas”.13.2 Conferir informações sobre as disciplinas e turmas
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá conferir se todas as disciplinas ou turmas estão inseridas e se suas informações estão corretas. Caso necessário, deverão ser corrigidas.14. Editar informações sobre os trabalhos de conclusão
14.1 Abrir a página de edição dos trabalhos de conclusão
Responsável: Secretaria
Descrição: Para inserir os trabalhos de conclusão dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção, necessário abrir a página de edição: “Menu principal” > “Documentos” > “Trabalhos de conclusão”14.2 Registrar trabalhos de conclusão
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá registrar todos os trabalhos, defendidos e aprovados no ano base, preenchendo os campos presentes na janela de registro dos trabalhos de conclusão.15. Editar informações sobre as produções
15.1 Abrir a página de edição das produções
Responsável: Secretaria
Descrição: Para registrar produções bibliográficas, técnicas e artísticas do programa pós-graduação de Engenharia de Produção da EESC – USP será necessário abrir sua página de registro: “Menu principal” > “Documentos” > “Produção intelectual”.15.2 Registrar Produções
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá registrar todos os trabalhos ou atividades efetivamente concluídos e em caso de produção bibliográfica exclusivamente os trabalhos publicados. A tabela abaixo serve como auxílio na classificação de artigos em periódico, livros ou trabalhos em anais.Tipo publicação Classificação Qualis A1 Artigo em periódico .
Qualis A2 Qualis B1 Qualis B2 Qualis B3 Qualis B4 Qualis B5 JCR sem qualis Scopus sem qualis Outra sem qualis Congresso nacional Trabalho em anais
Congresso internacional Livro nacional Livro
Livro internacional Capítulo livro nacional Capítulo livro internacional . 16. Editar informações sobre a proposta do programa
16.1 Abrir a página de edição da proposta do programa
Responsável: Secretaria
Descrição: Para editar a proposta do programa será necessário abrir sua página de edição: “Menu principal” > “Documentos” > “Proposta do programa”.16.2 Editar proposta do programa
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá editar os campos da janela com as informações recolhidas sobre o programa de pós-graduação em engenharia de produção.17. Verificar se possuem erros
Responsável: Secretaria
Descrição: Para verificar se existe algum preenchimento incompleto ou alguma inconsistência será necessário acessar: “Menu principal” > “Utilitários” > “Verificação de erros” > O sistema fará a verificação automaticamente e apresentará na tela os erros ou avisos > Caso forem feitas as correções, apresentadas anteriormente na tela, será necessário selecionar “recalcular” para que a lista de erros seja atualizada.18. Exportar dados
Responsável: Secretaria
Descrição: Para exportar as informações da coleta CAPES a secretaria deverá seguir os seguintes passos: “Menu principal” > “Utilitários” > “Importação/exportação de dados” > selecionar o ícone de “exportar dados” > o sistema efetuará a verificação de erros, caso não encontre nenhum erro selecione “continuar” > Selecione o diretório onde deseja exportar o arquivo > “Selecionar”. Esse processo deverá ser realizado quando o relatório já estiver pronto.19. Salvar arquivo em CD
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá salvar o arquivo exportado em um CD20. Enviar CD para o serviço de pós-graduação
Responsável: Secretaria
Descrição: A secretaria deverá salvar enviar o CD gravado com o arquivo para o serviço de pós-graduação.21. Enviar CD para PRPG
Responsável: SVPGr
Descrição: O serviço de pós-graduação deverá enviar os CDs para o PRPG. - Definir a sequência e os procedimentos necessários para a preparação do relatório da coleta CAPES