Diretrizes para a defesa pública de TCC’s no curso de Engenharia de Produção

Caso tenha interesse em imprimir, faça o download do PDF com as instruções em: Diretrizes para Defesa de TCC.

A banca deverá se reunir na data, horário e local definidos pela secretaria do departamento, para a sessão de defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A sessão é realizada de portas abertas para toda a comunidade, do campus e externa.

A banca deve ser presidida pelo orientador, que deverá informar as etapas para o rito de defesa.

A duração prevista para sessão é de no máximo 50 minutos, assim divididos: a) 10 a 15 minutos dedicados à apresentação oral do trabalho, realizada pelo aluno; b) 25 a 30 minutos para arguição dos membros da banca; c) 05 minutos para comentário final do presidente da sessão (orientador).

A apresentação pelo aluno deverá conter no mínimo, e como partes fundamentais: objetivo, justificativa, método, resultados e conclusões.

A apresentação deverá ser cuidadosamente preparada, utilizando-se recursos multimídias, disponíveis em todas as salas, e de forma a garantir que o tempo máximo seja mantido.

O candidato poderá ser interrompido pelo presidente da sessão caso ultrapasse o tempo destinado à sua apresentação.

O candidato será sabatinado pelos demais membros da banca. Cada um terá 10 minutos à disposição.

Ao final da arguição, cada membro da banca preencherá, individualmente, a Ficha de Avaliação Individual de Trabalho de Conclusão de Curso.

A ficha contém avaliação segundo 10 quesitos, considerando a qualidade da monografia e a apresentação oral, e uma nota final recomendada ao aluno, formada pela média.

As modificações consideradas necessárias para a publicação deverão ser anotadas no campo Recomendações da Ficha de Avaliação por ao menos um dos membros. As recomendações de alterações deverão ser expostas publicamente.

Caberá aos membros da banca comunicar ao aluno que este deverá encaminhar um arquivo eletrônico, contendo as modificações sugeridas, em PDF, para a secretaria do departamento.

A entrega da versão final, revisada, e no prazo estipulado, é uma condição necessária para que a nota seja atribuída ao aluno. O não cumprimento significa reprovação com nota zero (0).

A nota final será atribuída pela Comissão Organizadora do Curso de Engenharia de Produção (CoC-EP), que utilizará como referência a média entre as avaliações de cada membro da banca.